quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Comunicação e Indústria Cultural... Theodor W. Adorno

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - FAFICH
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
PROFESSORA: MÍRIAN CHRYSTUS
ALUNA: LUANA ASSIS

Theodor W. Adorno, Comunicação e Indústria Cultural

Adorno descreve uma crítica sobre a “Cultura de Massa”, expressão por ele substituída por Indústria Cultural. Para Adorno chamar de cultura de massa o conjunto dos elementos que constituem a indústria cultural nada mais é do que um meio de os advogados de defesa da questão fazerem-na parecer inofensiva e artística.
Continuando sua crítica, o autor descreve o papel assumido pelo consumidor, ou melhor, delegado a ele, no cenário da indústria cultural: “o consumidor não é o sujeito dessa indústria, mas sim o seu objeto.”
Nessa perspectiva Adorno faz uma abordagem sobre os efeitos conformistas oriundos do processo de produção e disseminação de ideias fúteis e superficiais da indústria cultural, a qual é vista por ele como um parasita que se exime de qualquer consequência que venha ser gerada a partir de seus produtos.
Para o autor, considerar os efeitos da indústria cultural como inofensivos seria subestimar seu potencial e agir com ingenuidade. Adorno entende que a indústria cultural cerceia a liberdade dos indivíduos fazendo com que estes ajam como seres sem autonomia, incapazes de julgar e de decidir de maneira consciente.
 Por fim, Adorno define a indústria cultural como um algo onde a consciência é substituída pelo conformismo e constrói um imperativo categórico relativo a indústria cultural: “Tu deves submeter-se”.


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