quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Oficina Som e sentido, Professor Elias Guerra

LOC 1: Olá. Eu sou a Lidy Barbosa.
LOC 2: Eu sou o Lucas Emmanuel.
LOC 1: No Som e Sentido de hoje vamos falar sobre o sentido do som na biografia musical de...
SONORA 1: Meu nome é Tatá Marinho. Na verdade é Tamira Marinho [...] trabalho na Rádio UFMG Educativa há dois anos.
LOC 2: E vamos começar falando sobre a infância da entrevistada. Ela nos conta que o som tem muito a ver com sua infância, mas não se lembra exatamente da primeira vez que ouviu rádio.

SONORA 2: Eu ficava muito em casa, é, assim, quando não tava estudando, né? E o rádio sempre tava ligado.

SONORA 3: Ou a televisão. É, meus pais sempre gostaram de ouvir [...] tem muito a ver pra mim com o rádio.

LOC 1: Tatá também não consegue se lembrar de uma música que a tenha marcado quando criança, mas revela seu primeiro contato memorável com o som.

SONORA 4: Eu lembro que eu ganhei um LP [...] E foi o primeiro disco que eu ganhei e isso me marcou um pouco.

LOC 2: Durante sua adolescência, Tamira diz ter gostado de ouvir pop-rock e de shows no Mineirão.
Mas, segundo ela, à medida que crescia, seu gosto musical mudava.
Afirmou também que, quando mais madura, começou a pensar em qual profissão seguir e que novamente suas lembranças musicais a influenciaram.

SONORA 5: É, tem uma história até engraçada [...] quando eu entrei no ensino médio.

LOC 1: Uma vez dentro da faculdade, Tatá seguiu a área da Comunicação. Durante seu curso, entrou como voluntária na Rádio UFMG Educativa no programa “Pílula Pop”.
SONORA 6: Ele falava no universo pop [...] duas mulheres e dois homens.

LOC 2: A partir disso, Tamira recorda como foi seu primeiro dia na rádio:

SONORA 7: E aí a primeira vez que eu falei [...] eu achei infantil e não gostava de nada.

LOC 1: A entrevistada diz ter ido se acostumando com o tempo, até que se tornou produtora e começou a trabalhar na programação principal.

SONORA 8: E eventualmente eu tive que substituir [...] um pouco mais de contato com a rádio.


LOC 2: Ao contar que seus pais também costumavam ouvir rádio e que isso influenciou em sua escolha profissional, Tatá Marinho falou da dimensão do som em sua vida.

SONORA 9: Ocupa muita coisa na minha vida. O som tem... é muito importante.

LOC 1: E acrescentou:
SONORA 10: Eu, por exemplo, gosto mais de ouvir do que ver. [...] Eu dou muita importância para ele.

LOC 2: Quando questionada se tinha um sentimento de realização naquele momento, a entrevistada disse estar muito feliz em trabalhar com rádio, mas não sabia se queria seguir esse caminho durante toda a sua vida.

SONORA 11: Mas eu sei que [...] é muito legal, muito legal.

LOC 1: Para concluir nossa entrevista, perguntamos para Tatá Marinho se alguma música havia marcado a sua vida, se existia um som que resumisse suas experiências ou que ela poderia afirmar “essa é a minha música”.

SONORA 12: Eu acho esse negócio de música [...] essa música é minha favorita de todas.

LOC 2: Agora vamos finalizar com “For No One”, uma música dos Beatles na voz de Caetano Veloso.

LOC 1: Este programa foi produzido para a disciplina Som e Sentido, do professor Elias Santos.

LOC 2: E teve redação de Lucas Emmanuel, Lidi Barbosa, Luís Afonso, Luana Assis e Luana Moreira.

LOC 1: Apresentação: Lidi Barbosa...

LOC 2: ... e Lucas Emmanuel. Com técnica de Gilberto Correia.

[tec] BG: sobe e desce
00:02 Começa: Olá. Eu sou a...
00:05 Termina: Lidy Barbosa.
[tec] BG: sobe e desce
00:07 Começa: Eu sou o...
00:09 Termina: Lucas Emmanuel
[tec] BG: sobe e desce
00:11 Começa: No som e sentido...
00:16 Termina: biografia musical de...
00:17 Começa: Meu nome é...
00:29 Termina: há dois anos.
[tec] BG: sobe e desce
00:30 Começa: E vamos começar...
00: 41 Termina: ouviu rádio.
00:41 Começa: Eu ficava muito em casa...
00:47 Termina: sempre tava ligado.
[tec] Som: rádio analógico 1
00:51 Começa: Ou a televisão...
00:59 Termina: pra mim com o rádio.
[tec] Som: rádio analógico 2
01:04 Começa: Tatá também não consegue se lembrar...
01:12 Termina: contato memorável com o som.
01:12 Começa: Eu lembro que eu ganhei um LP...
01:21 Termina: isso me marcou um pouco.
[tec] Música: Vou de Táxi – Angélica
01:39 Começa: Durante sua adolescência...
01:45 Termina: shows no Mineirão.
[tec] Música: Natasha – Capital Inicial
01:51 Começa: Mas, segundo ela, à medida que crescia...
02:05 Termina: lembranças musicais a influenciaram.
02:05 Começa: É, tem uma história até engraçada...
02:51 Termina: quando eu entrei no ensino médio.
02:51 Começa: Uma vez dentro da faculdade...
03:03 Termina: no programa “Pílula Pop”.
[tec] Som: vinheta do “Pílula Pop”
03:11 Começa: Ele falava no universo  pop...
03:14 Termina: duas mulheres e dois homens.
[tec] BG: sobe e desce
03:16 Começa: A partir disso...
03:20 Termina: primeiro dia na rádio.
03:20 Começa: E aí a primeira vez que eu falei...
03:29 Termina: pela primeira vez eu achei horrível.
[tec] Som: risada 1
03:32 Começa: Eu achei infantil...
03:35 Termina: e não gostava de nada.
[tec] Som: risada 2
03:36 Começa: A entrevistada diz...
03:44 Termina: trabalhar na programação principal.
03:44 Começa: E eventualmente eu tive que substituir...
04:00 Termina: um pouco mais de contato com a rádio.
04:00 Começa: Ao contar que seus pais...
04:10 Termina: falou da dimensão do som em sua vida.
04:10 Começa: Ocupa muita coisa na minha vida...
04:14 Termina: O som tem... é muito importante.
[tec] Som: ruído
04:17 Começa: E...
04:18 Termina: acrescentou.
04:18 Começa: Eu, por exemplo, gosto mais de ouvir do que ver...
05:18 Termina: Eu dou muita importância para ele.
[tec] BG: sobe e desce
05:19 Começa: Quando questionada se tinha um sentimento...
05:31 Termina: caminho durante toda a sua vida.
[tec] BG 2: inicia e se mantém
05:31 Começa: Mas eu sei que...
05:46 Termina: é muito legal, muito legal.
[tec] BG 2: sobe e encerra
[tec] BG 3: sobe e se mantém
05:49 Começa: Para concluir nossa entrevista, perguntamos...
06:03 Termina: poderia afirmar “essa é a minha música”.
06:03 Começa: Eu acho esse negócio de música...
 [tec] Música: For No One – Caetano Veloso
06:49 Termina: essa música é minha favorita de todas.
06:50 Começa: Agora vamos finalizar com “For No One”...
06:55 Termina: uma música dos Beatles na voz de Caetano Veloso.
[tec] Música: For No One – Caetano Veloso sobe e desce
08:03 Começa: Este programa foi produzido...
08:08 Termina: do professor Elias Santos.
08:09 Começa: E teve redação de Lucas Emmanuel...
08:16 Termina: e Luana Moreira.
08:16 Começa: Apresentação...
08:19 Termina: Lidy Babosa.
08:19 Começa: e Lucas Emmanuel...
08:22 Termina: com técnica de Gilberto Correia.
[tec] Música: For No One – Caetano Veloso sobe e encerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário