terça-feira, 31 de agosto de 2010

Larzasfeld, "os meios de comunicação coletiva e a influência pessoal"


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - FAFICH
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
PROFESSORA: MÍRIAN CHRYSTUS
ALUNA: LUANA ASSIS


PAUL LARZASFELD, nasceu em Viena em 1901, foi educado na europa e recebeu o titulo de doutor em filosofia na universidade de Viena. Viajou para os EUA onde se tornou diretor das pesquisas de radio na Universidade de Columbia, foi também autor e co- autor de destacadas publicações entre as quais " The people's choice", um estudo sobre o comportamento eleitoral nos EUA, que foi a base para o inicio de toda pesquisa eleitoral.
 Resumo do capítulo "os meios de comunicação coletiva e a influência pessoal":

 A capacidade dos meios de comunicação coletiva de atingir o comportamento e pensamento individual é a base de discussão na qual o texto se apóia.
Nas primeiras abordagens o texto traz elementos históricos para embasar o posterior desenvolvimento das ideias. Primeiramente é enfatizada a grande explosão de pesquisas sobre os meios de comunicação e seus efeitos, devido à incorporação do rádio, do cinema e da propaganda comercial aos já existentes veículos de comunicação. Em seguida são feitas análises sobre a verdadeira influência exercida por esses meios.
Lazarsfeld aborda um tema paradoxal da comunicação que se resume em perceber que quanto mais aprofundado for o olhar para o funcionamento dos meios, com mais facilidade será percebido que os efeitos desses meios não são simples e resultam, portanto, de uma complexa rede de influências.
Outro ponto de relevante importância para se entender o posicionamento do autor é se pensar no fluxo seguido pela informação emanada dos veículos de comunicação até sua repercussão nos mais variados seguimentos da sociedade.
Segundo ele a comunicação não é constituída de efeitos diretos como é sugerido na teoria da agulha hipodérmica, para Paul as informações advindas dos veículos de comunicação coletiva são mediadas por pessoas, classificadas como líderes de opinião, cada uma atuando no grupo do qual faz parte. Essas pessoas exercem um poder de influência efetivo devido a fatores como a personificação de interesses coletivos, o constante contato com os meios de informação e a facilidade de socialização com os outros membros do grupo, o que proporciona uma interação, uma troca de ideias.
Lazarsfeld também ressalta que esse novo fluxo, sugerido por sua teoria - meios de comunicação coletiva- líderes de opinião- outros receptores, não se trata, apesar de parecer, de um fluxo em dois estágios, pois são muitos os líderes de opinião que se comunicam entre si e com os outros seguidores, gerando uma cadeia de informações que se influenciam e são influenciadas simultaneamente.
Sendo assim a teoria de Paul procurou desvendar o mistério pelo qual a influência da mídia é verificado e as diferentes maneiras pela qual essa influência é exercida, desmistificando assim a ideia da inoculação de um conteúdo às pessoas e a consequente padronização das reações dos indivíduos perante a um estímulo.




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